O que é um Lead Qualificado?

Para entender oque é um Lead Qualificado é bem simples.

Se você faz vendas B2B e tem uma equipe de vendas, você precisa (e deve) encher o seu funil de vendas com leads qualificados.

Parece obvio, mas nem sempre tem oportunidades de qualidade entrando no seu funil ou o volume dos leads não são o bastante para transformá-los em vendas.

De antemão, vamos entender o que é um Lead. Basicamente é o nome dado a uma pessoa ou uma empresa que demostrou interesse em seu produto ou serviço.

Portanto, ela poderá ou não se tornar um cliente.

Como se gera um Lead Qualificado?  

Devo confessar que gerar lead qualifciado é uma tarefa complexa.

Para qualificar um lead, inicialmente sua área de inteligência de mercado ou marketing precisa definir o perfil de empresas que deseja ter como cliente. 

Nesse estudo, é preciso definir alguns “requisitos” como: O porte das empresas, suas localizações e o setor de atividade em que elas atuam, através do CNAE.

Após ter essas questões definidas, você já está preparado para qualificar um lead, mas desde que saiba fazer as perguntas certas.

Cerca de 85% do seu tempo será gasto tentando falar com as pessoas certas, pois muitas vezes estarão ocupadas ou não dispostos a te atender.

O segredo é desenvolver um bom script de abordagem, um questionário curto para identificar possíveis necessidades do seu prospect e que podem ser atendidas com os benefícios do seu produto.

Não tente vender nada, este não é o momento. Apenas qualifique a empresa para entender suas possíveis “dores”.

Ou seja, leads Qualificados são todas as entrevistas que você fez para entender em que momento da jornada de compras elas se encontram.

Dessa maneira, procurando agendar uma reunião com aquelas que demostraram interesse em conhecer a sua oferta.

Onde encontro leads para qualificar?

Antes de mais nada, a forma ideal de obter leads para qualificar é através de uma Base de Dados de qualidade.

Digamos, por exemplo, que você pretende vender seus produtos ou serviços para um único setor de atividade.

Em seguida, você selecionou empresas situadas na Região sul, com mais de 200 funcionários e que fazem parte do setor de manufatura.

De fato, informações de uma empresa são muito dinâmicas, ou seja, nesse exato momento muitas pessoas mudam de emprego e empresas mudam de endereço, por exemplo.

Porém, cuidado para não comprar dados desatualizados. Fique atento pois estas mudanças não podem ser superiores a 10% das informações.

Nesse sentido, você pode seguir por caminhos diferentes, alguns mais demorados e trabalhosos.

Você pode tentar montar a sua própria base compilando informações de associações, listas na internet, usar o Linkedin ou, encurtar caminho comprando uma base de dados de uma empresa especializada.

Dessa forma, você possui garantias de substituição dos registros desatualizados que você encontrar acima da margem de 5%. 

 

WhatsApp online