5 motivos para usar CRM na sua empresa

Se você está em dúvida se deve ou não usar um CRM, motivos não faltam para que você implante um na sua empresa. Os ganhos que um CRM pode oferecer às organizações são muitas, e ao longo desse texto você irá entender o porquê. Confira!

CRM: O que é um Customer Relationship Management?

Em primeiro lugar, o Customer Relationship Management, mais conhecido como CRM, é um software de gestão, que sobretudo, visa melhorias na relação entre a empresa e seus clientes.

Uma sistema incrível que nos permite reunir todos os dados de contatos entre a sua empresa e seus clientes ativos, inativos, leads e etc.

Podemos dizer que: unificar os dados e a rotina de sua equipe de vendas é uma ótima forma de melhorar a experiência de seus clientes, e acima de tudo, ter mais resultados.

Talvez você já deva ter passado pela má experiência de precisar informar seus dados toda vez que entra em contato com a mesma empresa.

Nada legal, não é mesmo ?

Pois é, diversos problemas como este são resolvidos com um CRM.

Portanto, sua empresa pode ter uma visão ampla de toda interação e fornecer a melhor experiência de atendimento. 

Motivos para usar um CRM

Armazenamento de Dados 

Como já mencionado, o CRM salva todas informações de forma unificada e de fácil acesso para sua equipe de vendas; atendimento e gestão.

Os dados ficam salvos em núvem, portanto nos permite ter acesso à qualquer hora e em qualquer lugar.

Processos comerciais bem definidos

Quando bem “alimentado”, o CRM fornece uma visão 360º da jornada de compras de seus clientes.

Como resultado, isso faz com que sua equipe de vendas saiba quando e como executar tarefas para atingir os melhores resultado.

Com um CRM você consegue planejar tarefas para todas as etapas de seu funil de vendas.

Como a etapa de prospecção, cadastro de interações, reuniões, lembretes de follow ups, tarefas para o pós-venda. 

Entre outros processos importantes para a fidelização e fechamento de novos clientes.

CRM

Análise de Resultados

Através do CRM você consegue mensurar os resultados de sua equipe de vendas.

Nele, é possível descobrir como estão se saindo em suas negociações, quantas oportunidades foram atendidas, quantas foram fechadas e os motivos pelo qual também não fecharam.  

Por exemplo, se fizeram contato com 5 empresas e não foi fechado nenhuma venda, algo pode ser feito com base nessa análise. Correto?

Dessa forma, tomar decisões para obter melhorias, ou quem sabe, treinar alguns vendedores.

Em segundo lugar, outra maneira de analisar seus resultados é através do seu histórico de negociações e eventos no CRM.

Quando olhamos para o panorama de relacionamento, podemos entender o que foi feito de errado, programar novas atitudes ou anotar o que deu certo, para ser repetido em futuras abordagens.

Integração de Setores

Para o marketing, as informações inseridas no CRM são de extrema importância.

Afinal, ele que irá criar estratégias para atrair mais leads e também convertê-los em clientes.

Logo, quanto mais informações inseridas no crm, melhor para desenvolver uma persona completa.

Esses dados ajudam o marketing a saber mais sobre preferências de compras, hábitos de consumo e até mesmo as “dores” dessas pessoas.

A partir disso, fica mais fácil criar campanhas que engajem e convertam seu público alvo.

Aumento de Produtividade

Por fim, é inerente ao termo CRM a automação de processos que otimizam as vendas e o marketing, simplificando sua gestão. 

Dessa forma, a implementação de um sistema de CRM maximiza o ROI do negócio, tornando-se uma boa vantagem competitiva para aumentar a produtividade de sua empresa. 

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