O que é um Lead Qualificado?

Leads Qualificados: Saiba Como transformar oportunidades em vendas

Que o toda empresa precisa gerar leads qualificados e vender, isso todo mundo já sabe. 

Aumentar a cartela de clientes é uma das principais formas de crescimento da receita das empresas.

Porém, entre as principais dores da equipe comercial estão a falta de leads qualificados e o tempo perdido com oportunidades que ainda não estão preparados para realizar a compra.

Entenda o que é um lead e como qualificá-lo para seu time de vendas.

Leads Qualificados: O que são?

Para entender o que são Leads Qualificados é bem simples.

Se você faz vendas B2B e tem uma equipe comercial, você precisa (e deve) encher o seu funil com leads qualificados.

Parece obvio, mas nem sempre tem oportunidades de qualidade entrando no seu funil ou o volume dos leads não são o bastante para transformá-los em vendas.

De antemão, vamos entender o que é um Lead. Basicamente é o nome dado a uma pessoa ou uma empresa que demostrou interesse em seu produto ou serviço.

Portanto, ela poderá ou não se tornar um cliente.

Como gerar Leads Qualificados: ?

Trazer melhores oportunidades de negócios exige pensar em formas de captação desses leads. 
Por isso, antes de falar sobre os melhores métodos para gerar leads qualificados, vamos explicar a diferença entre geração ativa e passiva de leads.

Outbound Marketing

Na geração ativa de leads, a iniciativa de entrar em contato vem da empresa. Nela, a informação dos leads é adquirida por prospecção em redes sociais, ligações, eventos, scraping, website da empresa e até visitas presenciais.

Com estas informações, a geração de oportunidades vem por cold mail e cold call, a fim de gerar interesse e apresentar uma solução que traga benefícios à empresa. 

É claro que não se trata apenas de enviar e-mails em massa e ligar, mas sim criar uma estratégia para captar as melhores oportunidades.

O retorno de investimento (ROI) aparece mais rápido, pois a equipe consegue contatar um grande número de potenciais empresas. 

Inbound Marketing

Neste caso, a iniciativa de entrar em contato vem do próprio lead. 

Utilizando anúncios direcionados, redes sociais e conteúdo otimizado para motores de busca (SEO), o prospect descobre a solução e passa a ter interesse em saber mais sobre ela.

Assim, ele preenche suas informações para ficar por dentro das últimas novidades, receber conteúdo personalizado e, gradualmente, chegar até o momento da decisão de compra. 

Leads Qualificados

Como qualificar um Lead ? 

Qualificar um lead nao é uma tarefa tão simples assim.

Em primeiro lugar, sua área de inteligência de mercado ou marketing precisa definir o perfil de empresas que desejam ter como clientes.

Nesse estudo, é preciso definir alguns “requisitos” como: O porte das empresas, suas localizações e o setor de atividade em que elas atuam, através do CNAE.

Após ter essas questões definidas, você já está preparado para qualificar um lead, desde que saiba fazer as perguntas certas.

Em segundo lugar, o segredo é criar um bom script de qualificação. Faça perguntas para identificar possíveis necessidades do seu prospect e podem ser atendidas com os benefícios do seu produto/serviço.

Não tente vender nada, este não é o momento.

Apenas qualifique as necessidades da empresa para entender suas possíveis “dores”.


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