Scrip de Prospecção de Clientes

Dicas Para Criar Script de Prospecção de Clientes

Aprenda a Criar Um Script Para Prospectar Clientes

Qual script de abordagem preciso usar para ligar para um cliente?

A maioria dos vendendores ou SDR’s tem uma certa dificuldade e receio para prospectar novos clientes. 

Afinal de contas, que tipo de abordagem de prospecção precisamos ter para despertar o interesse dos prospects em conhecer nosso produto/ serviço?

Como Criar Um Script de Prospecção de Clientes

Em primeiro lugar, criar um Script para Prospectar Clientes por Telefone não é uma tarefa tão simples quanto parece. 

É necessário analisar alguns pontos para entender de fato as possíveis necessidades e principalmente o segmento em que aquela “empresa-alvo” atua.

Dessa forma, você estará munido de informações relevantes e conseguirá elaborar melhor o seu script de prospecção de clientes. 

Assim você irá se comunicar muito melhor com seu prospect e  passará mais confiança ao mostrar que pesquisou sobre ele

Script Para Prospectar Novos Clientes

1. Entenda Seu Cliente
Primeiramente entenda um pouco sobre a empresa que você irá ligar.

Conhecer seu “alvo” é de extrema importancia para você elaborar script para prospectar novos clientes.

“A empresa é de pequeno, médio ou grande porte? Qual segmento de atividade? Quem são seus principais concorrentes? Quais suas possíveis necessidades? Onde ela atua? Para quem ela vende?”

Faça uma análise prévia e coloque lado a lado em relação às soluções que você pode entregar.

Portanto, ao criar seu script para prospectar novos clientes, faça essa análise para cada empresa que for entrar em contato.

Que tipo de soluções o seu trabalho irá proporcionar, ou qual “dor” você irá solucionar para essa empresa? 

2. Script de Prospecção de Clientes : Foco no Cliente

Imagine que aquela pessoa que você irá ligar, provável que naquele momento ele(a) estará ocupado em suas tarefas e sem tempo para te ouvir.

Seja o que sua empresa faz, os resultados que você entrega para seus clientes ou até mesmo seu preço.

Em outras palavras, ele(as) não está “nem aí” e sem tempo para isso.

Você tem apenas alguns segundos após o início da ligação para despertar o interesse de seu prospect em poucas palavras.

Diga de onde você é, qual “dor” você irá solucionar e o impacto que você seu trabalho irá gerar em seus resultados. 

Scrip de Prospecção de Clientes
3. Ter o Script de Prospecção Em Mente

Ao elaborar seu script de prospecção de clientestenha em mente que ele existe para que possamos seguir uma linha de raciocíonio e não uma leitura durante a ligação.

É extremamente constrangedor quando algum número desconhecido nos liga e temos aquela sensação que estamos falando com um robô.

Ninguém gosta, nao é mesmo ?

Sendo assim, tente tornar a ligação o mais humana possível. 

Assim como uma conversa ou um bate-papo.Você irá deixar seu prospect muito mais a vontade e receptivo para responder qualquer pergunta.

Além disso, aproveite a oportunidade e faça perguntas que ressaltem os problemas que ele possui. 

Dessa forma, ele irá perceber que é de extrema importância dedicar um tempo para entender melhor sobre o que sua empresa pode fazer por ele. 

4. Script para Prospectar Clientes: Conheça a Persona

Além de conhecer a empresa, conhecer o perfil de pessoa que você irá se comunicar também é um ponto de extrema importância.]

Exemplo: “Qual seu perfil? Cargo? Quais suas principais dificuldades e desafios? Medos? Objetivos? Sonhos?”

Pode parecer besteira, mas assim você saberá examente como se comunicar corretamente e usar as palavras certas.

Nosso cérebro é dividido em duas partes: a parte lógica e a parte emocional.

Em uma ligação cold call, se você falar somente sobre o que você faz, você estará se comunicando apenas com o “lado lógico” do cérebro daquele prospect.

Sabemos que ele(a) parou o que estava fazendo para te ouvir, e o lado lógico (seu subconsciente) dirá automaticamente que não tem tempo para te ouvir pois está bastante ocupado tentando resolver os próprios problemas dele.

Script de Prospecção: Seja Estratégico

Em um script de prospecção de clientes, devemos fazer perguntas específicas para nos comunicar com seu lado emocional.

Vou te dar um exemplo: Para um gestor comercial, sua principal dificuldade é atingir as metas de vendas. Certo?

Se perguntarmos a ele se a sua equipe está conseguindo atingir as metas, e se ele gostaria de ter uma empresa que os ajudasse a atingir rapidamente esses objetivos – é algo que faça sentido para ele conhecer? 

A resposta é “obvio”, nao é mesmo? 

Atingir as metas de vendas irá proporcionar estabilidade financeira, sucesso profissional e entre outras razões.

Veja que, dessa forma, estamos falando com o lado emocional do prospect. 

Pois atingir a meta de vendas é algo que ele almeja para suprir suas necessidades, tanto profissionais quanto pessoais também. 

6. Seja Objetivo

As pessoas tem outras coisas a fazer e precisam continuar trabalhando.

Diferente de outras formas de comunicação, como: e-mail, chat, Whatsapp, o telefone nos rouba totalmente a atenção e não nos permite fazer outras tarefas ao mesmo tempo.

Ou seja, você tem apenas alguns segundos após o “alô?” para chamar sua atenção. 

Por isso, seja estretégico e objetivo. 

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