Como Motivar Equipe de Vendas

Como motivar equipe de vendas: Confira 5 dicas infalíveis

Que toda empresa precisa saber como motivar equipe sua de vendas, nao é novidade pra ninguém. 

Afinal, todos nós seres humanos buscamos ser felizes. Não é mesmo?

Nossas motivações são como uma espécie de “combustível”, que nos impulsiona à transformar nossos sonhos em realidade.

A motivação envolve diversos fatores. Sejam eles biológicos, emocionais ou sociais.

É um elemento importante para nossa evolução pessoal e profissional. Do mesmo modo acontece com a área comercial. 

Quem trabalha com gestão de vendas, sabe que liderança e motivação caminham lado a lado. 

Porém, unir esses dois fatores com equilíbrio é o ponto chave. E por isso, iremos abordar aqui algumas formas de como motivar sua equipe de vendas para atingirem o melhor desempenho.

Como motivar equipe de vendas para atingir a alta performance

Você deve estar se perguntando como pode motivar sua equipe de vendas na prática. Acertei? 

Costumamos comparar a gestão da área comercial como uma grande zona de guerra.

Uma comparação que define a luta diária de uma equipe de vendas. Pois ao atingirem suas metas no final do mês, sentem como se a batalha tivesse sido vencida.

Porém, pouco tempo depois o placar volta para a estaca zero novamente.

De certa forma, desanima mesmo, não acha? Então vamos para nossas dicas. 

5 dicas de como motivar equipe de vendas

Segue abaixo algumas dicas que separamos para você motivar sua equipe de vendas.

Saiba como motivar equipe de vendas - 1) Conheça seus colaboradores

Conhecer os membros de sua equipe é uma ótima forma para gerar motivação. Afinal, é difícil motivar alguém sem saber o que eles almejam, não é mesmo? 

Quais são seus sonhos, prioridades ou suas dificuldades? 

Portanto, cada pessoa tem razões diferentes para trabalhar e entregar os melhores resultados. 

Seja por reconhecimentos, elogios, cursos, benefícios, bonificações, entre outros.

Por isso é importante o gestor buscar entender as motivações de cada membro de seu time. E então criar estratégias motivacionais com base nessas informações.  

A análise comportamental é uma ótima forma para obter dados sobre as tendências de um indivíduo. Dados de como são estimulados, o que preferem, entre outras informações.

Quando a empresa conhece estes pontos, pode criar planos de ação para potencializar cada vez mais seus colaboradores.

Isso reflete muito na produtividade, podendo ser mensurado através de indicadores, como motivação, troca de pessoas, absenteísmo, entre outros. 

Ou seja, é algo que afeta bastante os resultados e lucros da empresa.

Nessa mesma linha, tente entender também quais são os pontos negativos em sua empresa.

Afinal, o que poderia estar gerando desmotivações em seus colaboradores? 

2) Seja um bom Líder

Sabemos que um bom líder é aquele gestor que participa no dia-a-dia e cresce junto com sua equipe, certo? 

Converse sempre com seu time para falar sobre suas expectativas sobre cada um. Por outro lado, também ajude ao máximo para extrair o melhor de todos.

Isso gera confiança no líder para buscar os melhores resultados.

Além disso, o líder também deve olhar para as atividades que levam aos resultados, e não somente cobrar pelos resultados em si.

Por exemplo, ao invés de cobrar pelas vendas, pergunte sobre o que está sendo feito para chegar aos resultados. 

As tarefas estão todas em dia? Ligações, reuniões, follow-ups e etc?

Como Motivar Equipe de Vendas

3) Priorize suas atividades

Toda venda requer tempo e atenção do vendedor. Quando ele passa a dividir o tempo de uma venda com outras tarefas, a chance de não concluir essa venda aumenta. 

Quando os vendedores não focam em suas atividades, estão sempre atolados de tarefas. Pois precisam ligar para novos clientes, qualificar empresas, descobrir os principais decisores e agendar reuniões.

Por isso, não se dedicam como deveriam às vendas em si. Enviar propostas, fazer followup, dar acompanhamento e etc. 

Sabemos que as vendas não acontecem de forma automática, os clientes precisma ser conduzidos ao ato da compra.

Fazer todas essas tarefas em conjunto fica difícil para o vendedor, pois estão sempre ocupados pelo dever de buscar novos clientes.

4) Dê Feedbacks

A cultura do feedback já está bastante inserida nas empresas atualmente.

Mas para que ela seja efetiva e motive os colaboradores, precisa ser feito da maneira correta.

Use um diálogo aberto, elogie pontos merecidos e realize críticas construtivas onde é necessário melhorar.

Faça um elogio antes de pedir para mudar algo, dessa maneira, o funcionário se sentirá mais disposto a escutar e melhorar.

Outra dica muito importante é recompensar comportamentos ao invés de resultados.

Como comentamos antes, a ação que leva ao resultado deve ser mais cobrada do que o resultado em si, afinal, são os pequenos passos que fazem um grande projeto dar certo.

Tendo isso em mente, não elogie vendedores apenas quando fecharem vendas, mas pelas conquistas durante o processo.

Porém, tome cuidado para não elogiar demais e acabar parecendo falso e superficial.

5) Realize reuniões semanais

O diálogo direto é um ponto forte para motivação, pois os vendedores irão se dedicar às ações se eles entenderem a real situação da empresa. 

Além disso, as reuniões semanais funcionam muito bem. Como uma espécie de medidor, você poderá medir o nível de empenho de cada vendedor.

Sem falar que é uma ótima chance de dar feedbacks e mostrar o seu reconhecimento pelos esforços do time. 

Por fim, faça sempre reuniões semanais e observe os registros diários de cada membro de sua equipe em seu CRM.

Olhe não apenas o resultado, mas também o esforço que foi realizado, como por exemplo, reuniões feitas, ligações, prospecções,atendimentos e outros. 

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