As Cold Calls ou também conhecidas como ligações frias não tem como finalidade a venda em si. É usada para prospectar um possível cliente, qualificar a empresa para identificar possíveis necessidades e conseguir que o possível cliente se interesse.
Também conhecida como “ligação fria”, a cold call é feita à clientes em potencial que você deseja contatar para oferecer o seu produto ou serviço.
O que são Cold Calls?
As cold calls significam entrar em contato com uma outras pessoas pela primeira vez, sem nunca antes ter falado com elas.
Além disso, também é bastante conhecida como “ligação fria”, e é feita à possíveis clientes que você deseja contatar para oferecer o seu produto ou serviço.
Muitas pessoas acham que cold calls não funcionam. Muito pelo contrário, elas funcionam muito bem quando feitas por pessoas capacitadas e treinadas.
É muito comum atribuir a função de prospectar e fazer Cold Call ao vendedor.
Na verdade, o vendedor é um negociador responsável por fechar negócios e não é a pessoa mais adequada para ficar no telefone tentando qualificar e agendar visitas.
A pratica mostra que se você atribui ao vendedor a tarefa de agendar visitas, a quase totalidade dos vendedores não gosta desta tarefa e dará mil desculpas para não concluir este desafio.
Dessa forma, o final do dia, terá conseguido falar com poucas pessoas e, como resultado, o vendedor ficará desmotivado.
Provavelmente concentrará os seus esforços onde pode ganhar dinheiro, voltando-se para a carteira de clientes, e deste modo a sua empresa não cresce.
Por outro lado, se você contratou o seu vendedor pra fechar negócios, cobre ele por estes resultados e não por agendar reuniões.

Como fazer uma Cold Call de sucesso?
Uma outra caraterística do perfil do prospector que faz “Cold Calling” é ter desenvoltura e criatividade pois apesar dele ter um roteiro de entrevista, ele jamais deverá ler o script.
A conversa deve ser natural, nunca deverá dar a impressão que está sendo lido um script.
Ao iniciar a conversa, você terá apenas 15 segundos para se certificar que está falando com a pessoa certa, dizer o seu nome, a empresa que trabalha, chamar a atenção do prospect para querer falar com você e manter o interesse em querer ouvir o que você tem a dizer.
Não é uma tarefa fácil, porém, é possível.
Preste atenção ao seu tom de voz e principalmente ao entusiasmo que está tentando transmitir.
Mesmo a pessoa do outro lado não o estar vendo, ele saberá o seu estado de ânimo através do seu tom de voz.
Deste modo, sorria e tenha uma postura ativa e feliz.